como acabar com o cabelo oleoso
Cuida do Teu Cabelo

Como acabar com o cabelo oleoso: Um Guia Simples

Perguntas-te constantemente "porque é que o meu cabelo está tão oleoso?” Bem, não estás sozinha e aqui ficam os conselhos de especialistas sobre o que precisas para as tuas raízes terem um aspeto fresco.

Como tratar cabelo oleoso

Não há nada mais frustrante do que lavares e penteares o teu cabelo e as tuas raízes ficarem oleosas em apenas umas horas. Se isto te é familiar, consola-te com o facto de não estares sozinha. 20% das pessoas têm um couro cabeludo oleoso, isto é, as raízes ficam oleosas muito rapidamente. Infelizmente, as raízes oleosas têm sido erradamente ligadas a uma má higiene e podem afetar a tua confiança. Então, o que é que causa o cabelo oleoso? E como é que se pode evitar essas raízes oleosas? De seguida, revelamos-te tudo o que precisas de saber, incluindo os produtos em que podes confiar para manter o teu cabelo com um aspeto fresco e sem oleosidade.

O que causa o cabelo oleoso?

Cabelo oleoso o que fazer

Todos temos uma película hidrolipídica no couro cabeludo. Esta camada adiposa protege a pele e os folículos capilares do ambiente (pensa nos raios UV e na poluição) e também ajuda a manter os níveis de hidratação ótimos. Mas algumas pessoas têm uma camada hidrolipídica maior. Porquê? Bem, as causas são variadas. Em primeiro lugar, existem causas externas que podem desencadear uma sobreprodução desta camada hidrolipídica. Estas incluem utensílios de calor, água com calcário, exercício (transpiração) e poluição. Em segundo lugar, fatores internos como o stresse e o cansaço, uma dieta pouco saudável, a genética e os períodos menstruais. Analisa estes fatores e pergunta-te a ti mesma quais destes podem estar a contribuir para as tuas raízes oleosas?

Cabelo oleoso causas

É importante controlares o sebo do teu couro cabeludo, uma vez que, especialmente para quem vive em cidade, se a poluição ficar presa na camada hidrolipídica, esta pode provocar a oxidação da oleosidade do teu couro cabeludo, o que pode levar a problemas no couro cabeludo, tais como comichão ou descamação.

Ler: Os 4 problemas do couro cabeludo a ter em atenção

Quais os produtos que irão acabar com o cabelo oleoso?

É comum dizer-se que a lavagem demasiado frequente do cabelo pode levar a uma produção excessiva de sebo, mas isso não se baseia em qualquer evidência científica sólida. Lavares o cabelo todos os dias ou duas vezes por semana resume-se a uma preferência pessoal. A questão não é necessariamente uma lavagem excessiva, mas a não utilização dos produtos corretos que se adequam ao teu couro cabeludo e cabelo.

O segredo está em encontrar uma rotina de cuidados capilares que liberte o couro cabeludo do excesso de sebo, mantenha os comprimentos hidratados e proteja contra a poluição. Acaba com o excesso de oleosidade com uma rotina simples de 4 passos.

Scrub Energisant esfoliante para couro cabeludo oleoso

Primeiro passo

Usa o Scrub Energisant em vez do teu champô uma vez por semana. Concebido para couro cabeludo e cabelo oleoso, este esfoliante combate a oleosidade e até a caspa. O sal marinho esfolia para remover sebo, impurezas e a acumulação de produto, enquanto que a Vitamina B6 e o ácido salicílico protegem o couro cabeludo e eliminam inflamações indesejadas. Para o couro cabeludo, basta massajar o esfoliante com movimentos circulares, e passar por água. O esfoliante faz espuma, e ela desobstrui os poros, enquanto limpa o couro cabeludo e os comprimentos. Este esfoliante não só cuida das raízes oleosas, como também 72% das pessoas descobriram que tinham mais volume nas raízes após a aplicação, e também sentiram que o cabelo estava mais brilhante e com uma sensação de leveza.

Segundo passo

Nos teus outros dias de lavagem de cabelo, usa Spécifique Bain Divalent para lavar o couro cabeludo e os comprimentos. Este champô equilibra o couro cabeludo e trata as raízes oleosas ao regular a sobreprodução de sebo. Também nutre o cabelo das raízes até às pontas, deixando os comprimentos suaves e brilhantes. Com o tempo, vais ver que as tuas raízes vão demorar mais tempo a ganhar oleosidade.

Spécifique Bain Divalent shampoo para raízes oleosas
Spécifique Masque Hydra Apaisant  máscara sem silicone

Terceiro passo

É fácil esquecer que um couro cabeludo oleoso também precisa de hidratação. Confia em Spécifique Masque Hydra Apaisant uma ou duas vezes por semana. Esta máscara sem silicone atua em apenas 3 minutos para purificar o couro cabeludo, tratando as raízes oleosas, reduzindo a caspa e apaziguando a comichão do couro cabeludo. O teu couro cabeludo e cabelo irão sentir-se nutridos e hidratados num piscar de olhos.

Quarto passo

Para quem usa utensílios de calor, é fundamental usar um protetor térmico, não só para proteger as mechas, mas também para evitar que o teu couro cabeludo produza sebo em excesso. L'Incroyable Blow-dry oferece uma proteção térmica até 230 °C.

protetor térmico L'Incroyable Blow-dry
ENCONTRAMO-NOS NO SALÃO

DESCOBRE O SALÃO MAIS PERTO DE TI

Muito mais do que o local para obteres um retoque nos teus crescimentos ou um corte ocasional, marca uma visita no salão Kérastase mais próximo de ti para um diagnóstico capilar personalizado.