condicao-do-couro-cabeludo-o-segredo-para-um-cabelo-bonito-e-saudavel
Cuida do Teu Cabelo

Condição do Couro Cabeludo: O Segredo para um Cabelo bonito e Saudável

Trata o teu couro cabeludo com um cuidado extra e o teu cabelo terá um aspeto como nunca. Eis tudo o que precisas de saber.

Cuidar da condição do couro cabeludo é tão crucial como ter uma rotina de cuidados de pele perfeita para o rosto. Os especialistas estão cada vez mais conscientes da importância da condição do couro cabeludo como base para o crescimento saudável do cabelo. Se procuras um cabelo brilhante, o melhor sítio para começar é o teu couro cabeludo.

Tratar o couro cabeludo para um cabelo saudável

Contudo, há muito tempo que Kérastase conhece a importância de um couro cabeludo saudável para teres um cabelo fantástico. Desde 1967 que temos vindo a formular e a vender produtos dedicados à saúde do couro cabeludo, seja para eliminar a caspa, equilibrar a oleosiade ou apoiar o crescimento saudável do cabelo nos folículos. Como François Dalle, fundador da Kérastase, afirmou em 1964, "o couro cabeludo é uma pele nobre na origem de um cabelo requintado".

Aqui, revelamos as 5 coisas que precisas de saber e como tratar o teu couro cabeludo com os produtos que precisas para o manter saudável.

5 Coisas a Saber Sobre o teu Couro Cabeludo

Compreender o couro cabeludo

1) O Couro Cabeludo é Pele
Pode parecer óbvio, mas, muitas vezes, o couro cabeludo não é visto como sendo pele. Frequentemente, consideramo-lo uma mera porta de saída de onde os nossos fios de cabelo crescem livres, mas o couro cabeludo necessita muitas vezes dos seus próprios cuidados específicos. Se sofres de um couro cabeludo seco, sensível ou de comichão, optar por produtos especificamente formulados para estas condições do couro cabeludo não só acalmará a pele e aliviará o problema do couro cabeludo como também deverá ajudar a melhorar o aspeto do teu cabelo.

2) Mas a Pele do Couro Cabeludo é Diferente
Embora o teu couro cabeludo seja pele, constituída por cinco camadas, este difere no facto de ter um elevado número de glândulas sudoríparas e lipídicas e de albergar cerca de 100 mil folículos capilares. Estas glândulas lipídicas e sudoríparas, combinadas com os fios de cabelo, significam que o nosso couro cabeludo pode ficar sujo e transpirado muito mais facilmente do que as outras zonas do nosso corpo. Manter o teu couro cabeludo limpo e saudável é essencial para ter um cabelo bonito.

Como tratar o couro cabeludo
Agressões ao couro cabeludo

3) Couro Cabeludo: as Agressões Internas e Externas
O couro cabeludo de cada pessoa é diferente e, tal como algumas pessoas têm de lidar com acne ou eczema, algumas pessoas sofrem de doenças do couro cabeludo e outras não. As agressões internas, como o stresse e as hormonas, podem alterar as condições da pele, como um couro cabeludo com prurido, enquanto que o cortisol - hormona do stresse - pode desencadear inflamações e uma produção excessiva de sebo que pode deixar o couro cabeludo oleoso e irritado. Em termos externos, o nosso couro cabeludo tem de lidar com partículas de poluição que podem irritar o couro cabeludo e fazer com que os cabelos fiquem secos e quebradiços, podendo até provocar a sua queda. Se vives em ambiente urbano e numa zona poluída, cuidar do teu couro cabeludo torna-se ainda mais importante.

4) Cuidar do Couro Cabeludo para um Cabelo Bonito
Pensa num jardim. Se cuidares e fertilizares o solo, as tuas plantas terão mais hipóteses de crescerem fortes e bonitas! O mesmo se aplica ao teu cabelo e ao couro cabeludo. Um couro cabeludo saudável equivale a um cabelo saudável.

Couro cabeludo o Segredo de um cabelo saudável
Sensibilidade do couro cabeludo

5) O Couro Cabeludo é uma Zona Sensorial
Alguma vez sentiste que o teu cabelo te doía? É provável que fosse o teu couro cabeludo. Este possui uma abundância de terminações nervosas e é por isso que uma massagem capilar em salão sabe sempre tão bem. Uma vez por semana, oferece uma massagem ao teu couro cabeludo para o ajudar a relaxar e aumentar o fluxo sanguíneo para os folículos, levando-lhes oxigénio e nutrientes que podem ajudar o teu cabelo a crescer de forma saudável.

Como Manter o teu Couro Cabeludo Saudável

Muitas condições do couro cabeludo, como couro cabeludo seco, com caspa, com comichão ou sensível, podem ser tratadas em casa com uma rotina simples. Os nossos cabelos são proteínas mortas, mas o nosso couro cabeludo está vivo! Por isso, escolher o champô adequado é essencial para a saúde do couro cabeludo, massajando bem a zona das raízes com a ponta dos dedos e ao longo dos comprimentos. Durante a semana, podes alternar entre um champô específico para o couro cabeludo e outro específico para o cabelo para garantir que ambos estão a receber o mesmo cuidado e dedicação.

Produtos para um couro cabeludo saudável

Tens comichão no couro cabeludo? Usa Bain Vital Dermo-Calm Shampoo, que atua na remoção das impurezas e acalma as inflamações. Para um couro cabeludo seco, opta por Bain Riche Dermo-Calm Shampoo, que é ligeiramente mais nutritivo mas não pesa. Para queda de cabelo, opta por Bain Prévention, que otimiza a microcirculação e engrossa o cabelo ao mesmo tempo que confere às hastes capilares um volume imediato. Se o teu problema for a caspa, opta por Bain Anti-Pelliculaire, que atua em ambos os tipos de caspa - seca e oleosa. Por fim, para combater o excesso de oleosidade, Bain Divalent irá regular a produção excessiva de sebo.

Tudo pode provocar um couro cabeludo seco, com caspa ou com comichão, desde a poluição até às hormonas. Para remover suavemente os flocos, acalmar e hidratar o couro cabeludo, experimenta realizar uma esfoliação nutritiva ao couro cabeludo uma vez por semana. Se o teu couro cabeludo estiver particularmente seco e sensível, experimenta Scrub Apaisant, que, com a sua suave textura em gel, irá remover qualquer produto ou acumulação de pele morta que possa estar a causar irritação ao teu couro cabeludo. Contém casca de laranja doce para dar brilho aos teus cabelos, Madécassoside com propriedades anti-inflamatórias e Vitamina B5 que promove o crescimento saudável do cabelo. Scrub Energisant, por outro lado, foi concebido para qualquer pessoa que sofra de caspa e couro cabeludo oleoso. O sal marinho esfolia, removendo impurezas indesejadas, partículas e resíduos de produtos, enquanto a Vitamina B6 e o ácido salicílico eliminam a inflamação.

ENCONTRAMO-NOS NO SALÃO

DESCOBRE O SALÃO MAIS PERTO DE TI

Muito mais do que o local para obteres um retoque nos teus crescimentos ou um corte ocasional, marca uma visita no salão Kérastase mais próximo de ti para um diagnóstico capilar personalizado.